A ÁFRICA É O BERÇO DA HUMANIDADE!

A África é o berço da humanidade: 25 de Maio de 1963 o dia do primeiro e grande passo em direção a liberdade.

Nós, da Frente Nacional Antirracista, referenciamos essa semana do mês de maio aos nossos irmãos e irmãs de África. Saímos do dia 13 de maio de lutas e denúncias ao processo de abolição da escravatura inconclusa, e entramos no dia 25 de maio com o resgaste histórico o cultural.

O mês de maio é tradicionalmente considerado o mês de África, por causa do dia 25 de maio de 1963, em que 30 chefes de Estado e de governo africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid.

Deste ato histórico, surgiu a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. Os 54 países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental, são reconhecidos pela sua grande diversidade, desde as suas características naturais até as sociais e históricas.

Estudar o passado, para compreender o presente e mudar o futuro. A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo. Foram aproximadamente doze milhões de africanos trazidos às Américas, e destes, 40% desembarcaram no Brasil que foi a região americana com o maior número de escravizados e, por isso, até hoje traz as marcas das diversas culturas do continente africano.

A nomenclatura afro-brasileiros, já nos ensina muito, o afro vem antes de brasileiros, porque temos muito de África, principalmente a capacidade de resistência à secular opressão que vivenciamos por nossa especificidade étnica e cultural. A luta pela liberdade é constante e não aceitaremos o apagamento da história e luta dos nossos ancestrais.

0 comments on “A ÁFRICA É O BERÇO DA HUMANIDADE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias