Querido Frei Davi

A Frente Nacional Antirracista, faz destaque e homenageia, o frei Franciscano, David Raimundo dos Santos ,uma importante voz no combate as desigualdades sociais e raciais no Brasil.

Quando um cenário opressor e violento colocava em risco as vidas de quem lutava,em pleno período da Ditadura Militar, o Frei David reflete e toma pra si a responsabilidade : ” EU, O QUE VOU FAZER ? ” E, sua vida passou a dedicar se a encontrar a ação que poderia responder as necessidades de transformação política e econômica para população pobre e excluída.

E, foi na educação que o religioso encontrou a mudança de um cenário tão desanimador para a população em vulnerabilidade.

Enxergou necessidade de ações relacionadas ao cotidiano dessa população negra e periférica e foi nesse território de desesperanças onde num encontro com aproximadamente 100 jovens negros e negras, apenas dois tinham interesse de ingressar no Ensino Superior.

Assim, o religioso iniciou semeando esperança num futuro melhor através da educação.

E, muitas foram as ações em mais de 40 anos de atuação, milhares de jovens foram alcançados pelo Frei Franciscano , uma importante bandeira de luta, foi ainda na década de 1980, que o frei começa a debater e provocar ações visando a inserção da população negra nas universidades, sendo a luta pela adoção de políticas de cotas raciais no ensino superior incessante e a necessária batalha trás frutos hoje, onde 56 % da população universitária é composta por negros e negras, assim outras ações educativas como Educafro TEC buscando a inserção da juventude negra em ações educativas estratégicas para potencializar saberes e para que negros e negras possam protagonizar uma real mudança social sendo inseridos no mercado de trabalho com boa colocação financeira.

A Educafro, organização fundada pelo Frei Davi é uma referência nacional na luta para inclusão de negros e negras na dimensão educacional seja nas instituições públicas ou privadas e destacamos ainda as atividades no combate ao racismo institucional.

A FNA, tem a alegria de somar forças com o Frei Davi e a Educafro, nossas fileiras de luta Antirracista se honra com o compromisso de equidade, respeito e dedicação que ele nos ensina diariamente, sendo um exemplo vivo que fazer a diferença é um compromisso em que todos e todas podem participar.

Obrigada Frei David , sua vida nos inspira e encoraja.

0 comments on “Querido Frei Davi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias